Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DEÍSMO

(visite também o site do NEODEÍSMO, uma nova proposta para uma vivência pragmática e associativista do deísmo: www.deismo.com.br)

O deísmo é uma postura filosófica que admite a existência de Deus, mas não aceita o dogma da revelação divina, das verdades revelas das religiões.

Para o deísmo Deus não é um ser antropomórfico (forma de homem), não interfere “pessoalmente” na vida do homem e da humanidade, é a Força que criou o Universo, a Criação, é um Deus que se faz presente enquanto Suprema Inteligência transmutada em verdadeiras Leis Eternas que regem esta Criação, a exemplo da evolução e causa e efeito, tanto aplicáveis na matéria como na própria vida do homem, cabendo ao homem saber conduzir-se e ser responsável como parte da Criação, sendo que para exercer esta responsabilidade e manter-se em acordo com as ditas Leis que deve descobrir e compreender, cabe o uso da razão e da sensibilidade concomitantes, da capacidade de observar e de aprender, ferramentas que fazem parte de sua constituição, e não da simples ingenuidade ou da crença cega.


O deísmo está muito esquecido, e até manchado e difamado como um tipo de ateísmo velado, mas ser deísta não é ser ateu, é ser atento ao essencial... Ser deísta é algo como afirmar: “acredito em Deus, mas não acredito nas religiões”, e isto não deve ser visto como uma ofensa, pelo contrário, é apenas uma postura filosófica, pois se um cristão, por exemplo, crê na autoridade da sua religião e não crê no islamismo ou no hinduísmo, o deísta simplesmente não crê em nenhuma, mas crê na essência, no Universo como obra de um Princípio Criador, na vida como algo divino e sagrado, no bem, no amor, etc. Isto porque o deísta entende que no final, cedo ou tarde, toda religião passa, pensamento este representado na frase “mitologia é a religião dos outros”, dita por Joseph Campbell, ao explicar que a verdade revelada de uma religião, para a outra não passa de um mito, e que toda mitologia um dia foi religião, por mais que tenha durado milênios tal como a religião dos egípcios que durou mais de três mil anos. O deísmo leva a pressentir que no fim o que prevalece e não vira mitologia é a essência, a busca de uma relação com um universo infinito e sagrado, uma vida espiritualizada, e que nesta caminhada de milênios o homem vem aprendendo a se desprender dos exageros e dos fanatismos frutos da ignorância. Muitos filósofos e pensadores voltaram-se para o deísmo, tal como Voltaire que afirmou “acredito no Deus que criou os homens, não acredito é no deus que os homens criaram”. Para o deísta, Deus se revela na ciência plasmada no universo, na lógica que encontra em tudo que lhe rodeia e na vida em si mesma. No cristianismo a palavra Logos aparece como sendo o Verbo de Deus, que se manifestou na pessoa de Jesus, estando escrito no livro sagrado cristão que “o Logos se fez carne e habitou entre os homens”. A expressão foi tomada dos gregos, para os filósofos gregos Logos era a Sabedoria manifestada no Universo, de onde deriva a palavra lógica, deixando entender que para os filósofos metafísicos o desenvolvimento da lógica era o aprofundamento no Logos, ou seja, a busca da Verdade.

Mas se para o teísta, aquele que acredita na verdade revelada da religião, existem além dos dogmas as regras as quais ele segue com a intenção de fazer-se uma pessoa de bem (caridade, amor ao próximo, prática do bem, etc.), de onde o deísta tira suas orientações para harmonizar-se com Deus, já que acredita Nele mas não crê em dogmas e em imposições de terceiros? Como já foi mencionado, a bússola do deísta é a razão, seria necessário mandamentos divinos para entender que é errado roubar, matar, mentir, desrespeitar seus semelhantes ou abandonar alguém doente? O deísta raciocina sobre o bem e sobre o mal, e sobre as consequências de suas escolhas na vida diante de sua convicção de que há uma razão maior para estar vivo, e que ele é parte de uma humanidade que herdará a consequência de seus atos, o que traz o senso de dever ainda maior do que simplesmente não cometer pecados, traz a responsabilidade de buscar uma melhor educação, mais cidadania, melhores relacionamentos, mais ética, etc.
E como o deísta vê os livros sagrados das religiões já que não crê na verdade revelada dos mesmos, já que não crê em intermediários entre Deus e os homens? O deísta então desrespeita ou odeia os livros sagrados que o teísta reverencia? Não se ele compreender bem o que é ser deísta e ser ético, não repetindo o mesmo ódio pelos que pensam diferente tal qual fazem os crentes fanáticos, para o deísta o livro sagrado de qualquer religião pode ser visto como um livro que é em si um símbolo: o de que há ali a representação da crença na existência de Deus, mas que o conteúdo das páginas, isto sim, pode ser interpretado, questionado e até mesmo rejeitado pela sua livre razão. O deísta, se compreende bem o deísmo, a ética e for livre-pensador, não repudia abrir um livro religioso e encontrar nele material para reflexão filosófica espiritualista, assim como pode o fazer com a mitologia, filosofia, arte ou ciências, mas exerce o direito de questionar aquilo que é contrário à razão, selecionando o conhecimento essencial, não aceitando por verdade factual aquilo que para ele é apenas metafórico ou até mesmo fantasioso, que é produto de mentes de uma época sem ciência, discriminando os enxertos e excessos supersticiosos presentes nestes livros, que o deísta vê como a versão de uma época supersticiosa e imaginativa aonde se queria explicar tudo enquanto se escrevia a história de um povo e de sua religião. O deísta também pesa em seu discernimento a realidade das interferências dos manipuladores do poder em épocas em que reis e sacerdotes caminhavam juntos, aonde os líderes que conduziam as religiões e interpretavam os livros sagrados estavam ao lado ou eram os próprios que governavam os interesses do Estado, de modo que era estratégico impressionar e atemorizar as mentes para mantê-las subjugadas, sendo que por isto tudo o deísmo historicamente desde sua origem alerta para o perigo iminente na crença cega nos livros sagrados seja de qual religião for, pois este processo histórico é semelhante nos mais diversos lugares do mundo. Os livros sagrados de qualquer religião são, como já foi dito, a representação da crença na existência de Deus sob condições histórico-culturais, são obras humanas, são livros repletos de simbolismos, metáforas e influências de mitos, sempre envoltos nos dogmas e nas crenças particulares dos seus povos de origem, com suas linguagens alegóricas e metafóricas que não podem ser tomadas literalmente. Justamente pelo fanatismo é que se geram as discórdias e por vezes até mesmo o ódio entre os crentes em suas lutas pelo predomínio da sua verdade, além de criarem travas para o livre pensar.
E sobre a essência espiritual do homem, sobre seu espírito? O deísta a partir do momento que admite Deus como Inteligência Divina plasmada na Criação, reconhece-se também como elemento desta Criação, reconhece em si uma partícula desta inteligência, a chamada “partícula divina”, algo em si que o eleva da simples condição da realidade física, algo metafísico, algo que o conecta ao eterno, mas não se atreve a pintar cenários de um “mundo do além” destinado a esta partícula divina, trilha seu caminho confiando na vida vivida com sabedoria e não alimenta fantasias, vive uma espiritualidade particular sua, que em geral resume-se em crer na existência de um Deus que difere do Deus religioso, crer no dever de praticar as virtudes, crer na eternidade sem dogmatizá-la e sem afligir-se por não ter respostas prontas, ser valente diante das incertezas preferindo o caminho da ciência e da razão, ver-se como um livre-pensador, alguém que ama a possibilidade de transitar livremente pelas vias do pensamento, juntando as verdades que encontra como alguém que monta apaixonadamente um grande quebra-cabeças, infinito e eterno.
Sim, eu sou deísta.

16 comentários:

  1. Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para midiassociais@casaronald.org.br para que possamos explicar melhor como funcionaria!
    Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abrace a casa. Esperamos seu contato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito legal,me sentia muito só,achava que deveria seguir alguma coisa mas entendo que não estou sózinho nesta caminhada Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal,me sentia muito só,achava que deveria seguir alguma coisa mas entendo que não estou sózinho nesta caminhada Parabens.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal,me sentia muito só,achava que deveria seguir alguma coisa mas entendo que não estou sózinho nesta caminhada Parabens.

    ResponderExcluir
  5. Me descobri deísta há muito pouco tempo, e seu texto me ajudou a esclarecer, organizar e aceitar meus próprios pensamentos e sentimentos. Fico muito feliz em poder dizer:

    - Sim, eu também sou deísta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo texto mesmo. Sou deista também. Nomeio A Natureza como Deus Universo. O Deus Universo age por providência, nunca por pedidos, orações ou intervenções de anjos ou qualquer divindade. É mais ou menos por aí. Se quiser me add no facebook pode. PaulinhoCamargo. Abraço.

      Excluir
  6. Acabo de descobrir que sou deísta, que legal!!

    ResponderExcluir
  7. Acabo de descobrir que sou deísta, que legal!!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Com certeza essa caminhada é eterna.. eu sou deísta..!

      Excluir
  9. Muito bom,, muito bom mesmo. Disse tudo que penso. Fico feliz em ver testo como este.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog! Adorei!
    Eu também sou deísta há mais de 30 anos e escrevi um livro sobre isso. Quem tiver interesse, é só acessar!
    www.agbook.com.br/book/230230--Deismo
    Felicidades para todos!

    ResponderExcluir
  11. Olá meus caros! Este texto tem informações interessantes, mas é conflitivo: acreditar em um Deus? Que Deus é esse? Me sinto Deísta, mas acho que temos de acreditar em um deus comum...como o da chuva ou de qq outra coisa, menos um que interfere em nossas vidas! Somos capazes de viver sem dogmas!

    ResponderExcluir
  12. Amei sou Deista. Como tempo me tornei sem saber que existia o Deismo..sou feliz por isso lindo texto Parabéns

    ResponderExcluir