Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

Conhecer-se e aperfeiçoar-se

Kahlil Gibran, filósofo e poeta libanês, nos diz em seu livro "A Filosofia da Lógica" que "o conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento. Portanto estou incumbido de conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu". Mas movidos por qual objetivo poderíamos empreender tão trabalhosa, mas ao mesmo tempo compensadora e sublime tarefa? Certamente o objetivo de me tornar melhor do que sou seria o mais nobre dentre os que poderíamos apontar para este trabalho, tornar-me melhor enquanto ser humano, alcançando as virtudes que me faltam de forma a torná-las parte de mim mesmo.

Talvez seja sobre este trabalho de conhecer-se e aperfeiçoar-se que também esteja nos falando Lao Tsé, quando ele nos diz que "quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser", pois somente conhecendo-se a si mesmo e despojando-se do que é inútil, do que é prejudicial, chega-se ao aperfeiçoamento, deixando para trás uma parte do que até então se era e abrindo espaço para tornar-se o que poderia ser, sendo que talvez seja por isto que o próprio Lao Tsé também nos diz que "aquele que conhece os outros é sábio, mas aquele que conhece a si próprio é iluminado", justamente porque só quem conhece a si próprio é capaz de iluminar-se, de jogar luz sobre as opções em sua caminhada, clarear sua própria conduta de modo a dar passos cada vez mais acertados na medida que busca seu auto-aperfeiçoamento.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, grato por dividir seu conhecimento.
    que bom seria se todos fizessem bom uso do mundo virtual como você o faz através de seus textos .

    ResponderExcluir