Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Conhecimentos úteis...

“Só é útil o conhecimento que nos faz melhores” Sócrates
Esta frase me faz pensar bastante, principalmente antes de enveredar-me pelos caminhos que me levarão a algum conhecimento... Será útil? Tornar-me-ei alguém melhor? Mas melhor em que sentido? Num mundo com tanta informação e conhecimentos é importante saber o que queremos saber.
Somente conseguirei tornar a orientação socrática palpável se eu souber aonde quero chegar, se eu tiver objetivos, sendo assim, por exemplo, se sou vendedor e quero ser um vendedor melhor então conhecimentos sobre vendas me serão úteis... Bastante elementar, é verdade, mas às vezes nos falta perceber a sutiliza com que verdades importantes se mostram de forma simples, vamos ver? Eu sou pai, portanto conhecimentos sobre educação de filhos serão úteis para me fazer um pai melhor, mas será que muitas vezes eu não posso estar deixando de buscar estes conhecimentos para talvez estar buscando outros que não me serão aplicáveis em nada e portanto inúteis para mim? Um pai que dedica horas de sua semana lendo a coluna de esportes ou assistindo Esporte TV e nunca lê um bom livro sobre educação ou mesmo um bom programa de tv a respeito, este pai está buscando se tornar melhor em quê? De forma alguma com isto quero dizer que lazer é "dedicação inútil", seria uma impostura pois também cultivo meus lazeres, mas não devemos suplantar nossas possibilidades de evolução, apenas deixemos esta reflexão agir em nossa mente.

Façamos um planejamento de como é o ser que eu quero ser, e pensemos nisto para escolher os conhecimentos que iremos nos dedicar a buscar, lembrando da Lei de Equilíbrio para distribuir nossa energia nesta busca de forma equitativa tanto para a vida profissional quanto pessoal, familiar, espiritual, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário